-
Arquitetos: Shigeru Ban Architects
- Área: 3 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Michael Moran / OTTO, Derek Skalko
-
Fabricantes: Hunter Douglas, Agnora, Artexture+, Hunter Douglas Architectural (Europe), Spearhead, Valspar
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado na esquina da South Spring Street com a East Hyman Avenue no núcleo do centro de Aspen, o novo AAM (Aspen Art Museum) é o primeiro museu permanente dos EUA de Shigeru Ban a ser construído. A visão de Ban para o novo AAM é baseada na transparência e planos de visão aberta - convidando as pessoas de fora para se envolverem com o interior do edifício, e fornecendo aqueles do lado de dentro com a oportunidade de ver os seus arredores exteriores.
A entrada principal está localizada no lado norte do edifício ao longo da East Hyman Avenue, que permite o acesso à área de recepção e duas galerias do pavimento térreo. De lá, os visitantes podem escolher o seu caminho através dos espaços do museu - ascendendo a patamares superiores, ou via o elevador de vidro de Ban chamado de Sala Móvel no canto nordeste, ou via a Grande Escadaria no lado leste. A Grande Escadaria - uma passagem de três níveis entre a malha exterior do edifício e a sua estrutura interior - é cruzada por uma parede de vidro dividindo-a em um grande espaço de dez metros exterior e um espaço de seis metros de largura interior. A passagem única permite a mistura natural de espaços interiores e exteriores, e também contará com pedestais móveis para expor arte. A malha de madeira externa é feita do material composto chamado Prodema - uma amálgama de papel e resina encaixada dentro de um folheado de madeira dos dois lados.
A partir do jardim de esculturas no deck do telhado, os visitantes poderão desfrutar de vistas inigualáveis sobre o ambiente de Aspen e a única cobertura pública desobstruída do Ajax Mountain. A plataforma do telhado também será um espaço ativo de exposições e eventos, com o café, um bar e um espaço ao ar livre para projeções.
Outros novos serviços do AAM incluem um espaço de formação, a loja / livraria do AAM, e uma residência artística no local, assim como o armazenamento de arte e espaços de preparação. A Loja do AAM está colaborando com a icônica vendedora de arte sem fins lucrativos de Nova York, Printed Matter, para dar destaque para títulos produzidos por artistas, juntamente com a sua própria editora AAM, bem como com um grande número de ofertas colecionáveis de obras de artes.
O Projeto de Construção
Nos últimos anos, a freqüência anual do AAM aumentou em 110%, a sua equipe triplicou, e a instituição tem visto o número de alunos atendidos pela programação educativa do museu voar como um foguete com um aumento de 1.140%. Um objetivo estratégico de longa data para o AAM - a expansão da sua estrutura e a transferência para o núcleo do centro de Aspen tornou-se uma necessidade.
Em 2007, o AAM nomeou uma Comissão de Seleção de Arquiteto (que incluía o representante da comissão e depois o Secretário do Conselho de Administração de curadores do AAM, o falecido Frances Dittmer; o Presidente do Conselho de Curadores do AAM de 2007, Nancy magoon e os Conselheiros Larry Marx e Gayle Stoffel, e membros do Conselho Nacional do AAM, Stefan T. Edlis e Diane Halle), que por unanimidade selecionaram Shigeru Ban (Shigeru Ban Architects) para o projeto.
Em agosto de 2010, o AAM avançou com a aquisição de propriedade na esquina da South Spring Street com a East Hyman Avenue. Um evento inovador foi realizado no novo local no "Dia de Aspen" 16/08/11, e a construção começou em outubro de 2012, com a equipe internacional de construção da Turner Construction no papel principal, e uma meta de conclusão estabelecida para o verão 2014.
A construção da nova unidade do AAM e seu financiamento é 100% financiado com fundos privados, com compromissos de capital e de doações, atingindo cerca de 70 milhões de dólares americanos - $ 45 milhões em recursos para o projeto de construção e US $ 25 milhões para investimento no museu.